logo

Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.
hello@youremail.com
+1234567890

A importância da calibração e manutenção de equipamentos

SETIN-MAN > A importância da calibração e manutenção de equipamentos

A importância da calibração e manutenção de equipamentos

A sociedade moderna se empenhou em racionalizar todos os seus processos de produção e avaliação. Para medir a exatidão do trabalho, foram inventadas as grandezas, que avaliam distância, pressão, velocidade etc. Essas medidas careciam de instrumentos medidores, capazes de avaliá-las sem que houvesse distorções.

A calibração e manutenção de equipamentos é a maneira mais eficiente de manter as medições sempre precisas. Os aparelhos de medição precisam estar calibrados conforme os valores-padrão do aparelho e aqueles fornecidos por órgãos de controle de qualidade locais ou internacionais.

Seja no comércio, na saúde, na segurança, no meio ambiente, ou em vários outros setores da sociedade, os processos de calibração e manutenção de equipamentos são fundamentais para evitar incorreções nas medidas fornecidas. A calibração incorreta de uma balança, por exemplo, pode causar prejuízos ao vendedor de carne. Uma bomba medidora de combustível sem manutenção preventiva pode entregar menos produto ao consumidor do que ele havia comprado. Na indústria, a falta de acompanhamento gera, principalmente, desgaste precoce da máquina e produção irregular.

É exatamente para evitar fraudes ou erros não intencionais que  a calibração e manutenção de equipamentos de medição devem ser constantes. Para isso, devem ser estabelecidos programas de calibração e manutenção periódicos, que variam conforme a característica de cada equipamento e o histórico de uso e manutenções de cada um deles.

Data

outubro 23, 2015

Categoria

calibração

Custom Field

Enter some text here

Compartilhar